quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pudim de Farelo de Aveia



Toda dukaniana(o) que se preze, sabe da importância do farelo de aveia na dieta Dukan, mas ainda assim, eu garanto, tem muita gente que torce o nariz para ele, rs. Confesso que a inspiração para fazer esse pudim, não foi por conta desses "narizes torcidos", rs, mas convenhamos, ele vem bem a calhar não é? :)
A idéia desse pudim foi uma tentativa frustrada, mas não menos deliciosa, de trazer a tona a lembrança de um sabor da infância, um pudim(ou bolo) que aqui na minha cidade conhecemos como "mironga". Acho que originalmente a "mironga " é feita com pão dormido, mas não tenho certeza. Eu sempre comia mironga na casa de uma vizinha da mamãe que hoje se aventura pela dieta Dukan, mas não muito seriamente, rs(se ela ler isso eu to lascada, rs). Fato é que, eu não consegui reproduzir o sabor do meu adorado pudim da infância, mas consegui um doce de sabor tão adorável quanto aquele que ainda consigo recordar. Quer arriscar fazer? Eu fiz assim:


PUDIM DE FARELO DE AVEIA DA PENHA


No ataque, use lowçucar na calda
Ingredientes:


3 copos de leite desnatado(deve ter 200 a 240 ml de medida)
4 colheres das de sopa de farelo de aveia(isso você decide, um pouco mais ou menos não deve fazer tanta diferença)
adoçante a gosto

Primeiro eu fiz um mingau(ô nome esquisito, eu me sinto meio boba quando falo "mingau", rs).



Deixei esfriar e coloquei no liquidificador.

4 ovos(retire as películas da gema)
3 colheres das de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de extrato de baunilha(sim, eu uso extrato apesar de conter álcool, pode usar essência a gosto - PS: fiquei sabendo que a essência também contém álcool, :P)
O mingau frio

Bata bem esses ingredientes. Experimente se está doce a seu gosto. Coloque em uma fôrma previamente caramelizada(usei união fit(fase 3), mas pode ser lowçucar). 
Leve para assar em banho maria(eu vou fazer outra vez e vou assar sem o banho maria para ver no que dá, rs). O tempo de cozimento é o mesmo de pudim normal, como eu deixo o forno a 180° demora um pouco.
Leve a geladeira para gelar. Antes de desenformar, aqueça o fundo da fôrma. Escolha uma vasilha mais adequada do que a minha para colocar seu pudim. A boca do meu prato era menor que a fôrma, rs, e claro que deu ruim... meleca!!




Gele mais um pouco até a hora de servir e depois experimente esse novo sabor, hummmm





Visite a fan page no facebook, clique aqui

Elas testaram minha receita, com muito êxito como podem ver, rs

Denise Souza/@dukanianas




Zilda Souza/@dukanbrasil


Eunice Assis/@dukanianas(feito no micro)


terça-feira, 15 de abril de 2014

Feliz Páscoa... e receitinhas



Oi Pessoal...

Já estou entrando no clima de feriadão, e já  estou me preparando para viajar na quinta feira cedo. Vou para a região serrana aqui do meu estado e não tenho certeza se conseguirei um bom sinal de internet por lá, por isso, resolvi fazer a postagem de Páscoa, que preparei para  nós, hoje mesmo. 
Independente do significado que a Páscoa tenha para vocês, eu quero lhes desejar os melhores de votos de saúde, de vida boa. Quero desejar que cada dia seja para você um renascimento, que Deus nosso senhor possa acompanhar sua caminhada e renovar sua fé(seja qual for) a cada dia.
Celebrando esse dia ou não, acho que o domingo será um bom dia para comer bolo nem passa pela minha cabeça comer chocolate, rs e a minha sugestão de hoje é bolo de cenouras. 
Eu tenho uma maneira peculiar de fazer bolo de cenouras, e quando eu decido fazer esse bolo, as coisas acontecem de um modo diferente, rs, você vai ver. :) mas eu vou logo avisando que aqui o negócio é do tipo: "uma cenoura, duas utilidades", rsrsrsrs

Bolinhos de Cenouras(utilidade 1)

Meu marido sempre compra muiiiiitttassss cenouras(acho que é toc, rs), e quando eu vejo que não vamos dar conta antes que estraguem, eu passo-as na centrífuga, e faço gelinhos de sumo de cenoura(faço o mesmo com gengibre). Esse gelinho serve para fazer suco com couve ou puro, ou serve para turbinar meu chá verde que tomo todas as manhãs(também coloco gelinho de gengibre as vezes). Como iremos viajar, eu não quiz fazer gelinhos e decidi fazer os bolinhos para levar na viagem, mas o processo de centrifugar, eu não abri mão e assim obtive o extrato(sumo) e o bagaço.



Com o extrato(o sumo) eu fiz os bolinhos, e usei:

8 colheres(sopa) de farelo de aveia
3 colheres(sopa) de fibra de soja ou pis(tive que completar com o amido, minha fibra não deu)
3 colheres(sopa) de leite em pó desnatado
3 colheres(sopa) de adoçante culinário(ou a seu gosto)
3 ovos pequenos(retire a película da gema)
1 colher(chá) de requeijão zero ou cream cheese(usei o cream cheese, talvez nem faça diferença usar ou não)
150 a 200 ml do extrato(sumo) de cenoura(coloque 150 ml e se precisar coloque mais um pouquinho)
1 colher de fermento em pó
OBS: eu coloquei uma colher de fibra de trigo, pois ajuda meu trânsito intestinal.

Na batedeira ou no liquidificador bata os ovos e o extrato de cenoura. Acrescente os outros ingredientes e bata bem, deixando o fermento por último. Distribua em forminhas e asse em forno moderado(180°) por cerca de 40 minutos.



Como eu estou na fase 4, eu coloquei gotas de alfarroba(pode na fase 3);


e a frescurinha verde da cobertura, nada mais é do que cream cheese batido com uma colher de leite condensado fake e 2 gotas de corante alimentício verde.




Agora vamos ao bagaço, rs.

Pudim de Milho ou curau assado



Fiz metade da receita assim:

2 ovos
50 ml de leite desnatado(eu costumo usar leite de coco light, mas fiquei com dó de abrir uma garrafinha, já que vou viajar)
1 colher(sobremesa) de cream cheese ou requeijão
80 gramas do bagaço das cenouras
2 colheres(sopa) de adoçante(ao ao seu gosto)
essência de milho verde( a gosto)
1 colher(sobremesa) de fermento em pó

Bata no liquidificador e asse em forminhas de cup cake por cerca de 30 minutos ou até  assar. Sirva salpicado com canela em pó.

Dica: Observe a massa e coloque mais ou menos leite ou bagaço de acordo com a consistência. A massa deve ficar bem cremosa, grossinha. Use o bagaço  para incrementar o mingau de aveia, ou para fazer um falso curau cremoso com amido, leite líquido e essência de milho, fica boommmmm.

Eu ainda tenho bagaço das minhas cenouras, mas o que  vou fazer com ele, é assunto para uma outra postagem, rs. Mil bjux bjux e excelente Páscoa.



Ps: Desculpe pelo post grande, :)



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pizza




A postagem de hoje é inspirada em uma colega dukaniana do grupo @dukanbrasil. Ela me perguntou se eu tinha uma receita de pizza, e eu preferi compartilhar a receita pelo blog, pois como já disse a ela, pelo grupo tenho medo de sofrer bulling, rsrsrsrs.

Amiga, alguns dizem que tenho o paladar de avestruz, rs. Poxa vida! "você gosta de cada coisa", é assim que dizem as vezes, rs. Mas de fato é verdade, eu aprendi a gostar de muitas coisas das quais as pessoas não estão habituadas, e nem eu mesmo estava, mas esse novo modo de me alimentar só me trouxe benefícios, por isso eu espero que esse sabor te agrade e te beneficie. Mil bjux bjux

Pizza (aprendi com a Carol Guimarães)


Cruzeiro
Rende 8 fatias

Ingredientes:


1 1/5 xícara das de chá(cerca de 16 CS) de farelo de aveia
1 copinho pequeno de iogurte natural desnatado(o meu tem 140 g)
4 colheres das de sopa de creme de cebola
1 colher das de sopa de fermento em pó

Misture os ingredientes em uma tigela, até formar uma massa compacta.




Transfira para uma superfície lisa e abra com o rolo (Eu faço esse processo dentro de uma fôrma de silicone própria para pizza, mas para assar, prefiro uma fôrma anti aderente furadinha). Quanto mais fina conseguir abri-la, melhor. Se a massa quebrar, junte delicamente.






Leve ao forno médio previamente aquecido até que doure por baixo(cerca de 12 min). Enquanto isso você prepara seu recheio.
Quando estiver douradinho por baixo, retire do forno, vire o lado dourado para cima, espalhe o molho de tomate e coloque recheio de sua preferência. Eu prefiro um recheio bem magrinho, por isso escolhi ricota esfarelada, palmito, tomate cereja e manjericão fresco. 
Coloquei também duas fatias de muçarela light picadinha e um pouquinho de orégano para dar um "up" no visual.



Volte ao forno para derreter o queijo e dourar o lado que ficou para baixo na fôrma, e depois é só servir. O dia de pizza é o único dia que eu me dou ao luxo de tomar um copo de coca cola, e ainda bem que faço pizza muito esporadicamente, porque comer somente um pedaço é exigir demais de mim, rsrsrs. 



Curta a fan page do blog no facebook, e acompanhe as atualizações, Clique aqui

                            Mais bjux bjux

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bolo Verde



Olá pessoal!!

Hãm... hãm...(limpando a garganta, rs) sem  "delongas", vamos a receita:

Primeiro você vai precisar ativar a memória gustativa daquele Bolo Verde maravilhoso, que sua MELHOR cunhada, esposa de seu único irmão, rs, fazia quando você a visitava ou salivar olhando essa foto aí de cima, rs.
Vai precisar ou não de uma conversa inbox com uma amiga virtual muito querida  falando das "vontades de comer coisinhas diferentes durante a dieta", rs.
Agora, a parte mais objetiva da receita que talvez você poderá comer até no ataque, e eu digo talvez, porque é só um pequeno detalhe entre o "poder comer ou não poder comer"... nessa fase, você vai perceber lendo abaixo. Quando decidir fazer esse bolo, tenha uma receita do leite condensado fake a mão, você vai precisar dele para  fazer a calda. Eu sempre faço de véspera, e vou deixar a receita no final da postagem. 



BOLO VERDE

Rende 10 porções(ou mais)
Fase Ataque(se quiser retire o limão da calda)

Ingredientes:

10 colheres das de sopa de farelo de aveia
3 colheres das de sopa de fibra de soja/ou pis
3 colheres das de sopa de leite em pó desnatado
3 colheres das de sopa de adoçante culinário (ou a seu gosto/ uso sucralose)
4 ovos(retire a película da gema)
1 copinho de iogurte desnatado
1 caixinha de gelatina zero sabor limão(daí  chamar-se Bolo verde, rs)
1 colher das de sopa de fermento em pó 

No liquidificador, coloque os ingredientes úmidos (ovos, iogurte). Reserve a fibra de soja e o fermento em pó. Coloque os demais ingredientes e bata bem por uns 4 minutos. Coloque a fibra de soja e se for preciso coloque  duas ou três colheres de leite líquido desnatado para ajudar a bater(a fibra absorve os líquidos). Confira o doce. 
 Despeje em uma tigela, e acrescente o fermento envolvendo suavemente.
Espalhe em fôrma anti aderente com furo no meio previamente untada com 3 gotas de azeite(retire o excesso com papel toalha).
Leve ao forno pre aquecido, a 180° por aproximadamente 40 minutos ou até assar.





Desenforme o bolo ainda quente. Ele solta facilmente. Faça furos no bolo usando palito ou um garfo para que a calda penetre.




Com o bolo ainda quente você deve espalhar a calda que você vai fazer usando o leite condensado fake e caldo coado de meio limão. Vai bater os dois no liquidificador e espalhar sobre o bolo(corrija o doce). Eu fiz duas receitas, mas acho que nem precisava. Pior que fica uma delícia para comer de colher e como sobrou um pouco, não sei como vou fazer para resistir, rs. :P






Leve o bolo a geladeira antes de servir. Geladinho fica ainda melhor.





Espero que aprecie, eu gostei tanto que nem pude esperar o sábado para experimentar a sobremesa que fiz para o final de semana, rs. Bjux bjux





Ah! Visite a fan page do blog, clique aqui

terça-feira, 8 de abril de 2014

Tortinha de Abóbora



A histórinha de hoje começa com música, e é mais ou menos assim, rs:

" Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, um ovo, dois ovos, três ovos assim... um ovo, dois ovos, três ovos assim"

Então... rs, vamos deixar a música de lado e vamos deixar também os ovos e nessa Páscoa vamos pensar em um doce mais leve, mais comprometido com nossa dieta, então vamos pedir abóboras ao coelhinho, rs, abóboras para a gente fazer tortinhas deliciosas, iguais essa da receita de hoje.
                                                                                                               
    Essa semana eu enfiei o pé na abóbora, rs, e confesso que essa não é a primeira vez, de vez em quando eu faço isso. Tudo começou ontem a noite com meu jantar de carne seca servido dentro da mini abóbora, só que diferente da abóbora que usei na receita de hoje, a de ontem era do tipo pescoço, mini sim, mas pescoço, rs. Hoje já fiz um creme de abóbora maranhão para o jantar(vou aproveirtar a sobrinha da carne seca) e até aproveitei as sementes para fazer tira gosto(torradinha, uma delícia), mas para o recheio da tortinha vamos usar a abóbora japonesa porque ela tem a polpa mais sequinha e é mais docinha por natureza.
Já deu para ver como eu gosto de abóboras né?! e eu nem vou falar que guardei as cascas cozidas para fazer salada que é pra não me chamarem de louca, rs
                                                                      

                                                                                                       Mil bjux bjux


Tortinhas de Abóbora

Fase Cruzeiro



A base das tortinhas é a mesma com que eu fiz a Torta de Limão que ensinei aqui, por isso vamos direto ao recheio.
Seja qual for o modelo de fôrma que você decidir usar, lembre de furar a massa com o garfo antes de levá-la ao forno.
Para o recheio vamos usar:





2 xícaras (chá) de abóbora cozida(se for preciso espremida também, japonesa não precisou)
2 ovos
1/3 de xícara (chá) de adoçante culinário ou ao seu gosto(usei união fit, era o que eu tinha)
1/2 xícara (chá) de creme de leite light
1 pitada de canela

Bata os ingredientes no liquidificador, e recheie as massas pré assadas e frias(mornas).





Volte ao forno médio por cerca de 30 minutos até o creme ficar firme (dou uma batidinha com os dedos, se estiver firme está bom, rs).




Desenforme depois de frio,decore como preferir(eu usei supiros, mas caberia uma calda de leite de côco que também deixei de lado para não engordar meu doce e meu quadril, rs). :P



Pode servir somente o creme de abóbora, geladinho é deli! 



Ou fazer em formato de empadinhas para festas. Me diz se não são uma graça?!



                          Bjux Bjux e se ainda não conhece a fanpage faça uma visitinha lá. 

www.facebook.com/emagrecereuconsegui









quarta-feira, 2 de abril de 2014

Musse de Limão, o melhor

 

Olá pessoal!

Dei uma paradinha nos meus afazeres desta quarta feira para vir trazer para vocês uma sobremesa leve e super refrescante. Já falei "montão" de vezes que durante a semana eu pego leve né?! 
Então, eu sei que sou cheia de histórias, rs, mas por nada nesta postagem eu perderia a oportunidade de contar uma história engraçada ou não que tenho com o limão, rs. Primeiro vou dizer que odeio limão apesar de todos seus benefícios, mas não odeio musse de limão, - o melhor - diga-se de passagem e quase já perdi o marido por causa dele, rsrs. Há alguns anos atrás, quando ainda não estavamos casados, meu marido(que até então era o "chef") fez uma moqueca de peixe  incrível  mas não para mim e caprichou no limão, já que a galera curte muito. Quando fui experimentar o prato eu só sentia o gosto do limão e  até tive ânsia ao ver como as pessoas se deleitavam com aquele prato que considerei horrível, rsrs. Falar para ele que eu não apreciei foi inevitável, visto que seria impossível come-lo. Que azar o meu! :)      Ele ficou tão bravo, mas tão bravo que pegou a estrada de volta para o Rio(na epóca ele morava lá) na mesma hora, o que foi uma loucura pelo tardar da hora. Bom... após muitas explicações e pedidos de desculpas, por uma culpa que não tive tudo voltou a ficar bem, percebemos que após o episódio do limão o nosso amor continuava o mesmo, assim como minha ojeriza em relação ao limão, rs... mas não ao Musse de Limão, rs.


                                                                                  Mil bjux bjux

Fase cruzeiro

No liquidificador, bata:

o suco de 4 limões, 
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor(dissolvida conforme instruções da embalagem)
2 potes(400 ml) de iogurte natural desnatado(usei o meu caseiro)
4 colheres das de sopa de adoçante culinário(pode ser mais ou menos de acordo com o poder adoçante da marca que você usa)
4 colheres das de sopa de leite desnatado em pó

Distribua em copinhos ou taças e leve à geladeira até endurecer. Sirva com raspas da casca do limão.

Rende 12 potinhos(+ ou -)



Para dar um "Up" na sua sobremesa, derreta 1 CS de açúcar magro união fit(dá certo com lowçucar) em 1 CS de água e leve ao microondas em ciclos curtos de 30 segundos inicialmente e depois de 15 em 15 seg até caramelizar. Despeje sobre o Musse de Limão. Fica bom viu?!! :P
Também fiz com calda de chocolate e ficou tão bom, mas tão bom, que nem deu tempo de fotografar, rs

Visite a fan page do blog:

www.facebook.com/emagrecereuconsegui