sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Torta Pão de Ló



Há alguns anos atrás, eu fiz um cursinho de bolos, no Sesi da minha cidade. Na época, eu devia ter uns 18 anos(faz tempo, rs), mas eu nunca esqueci da professora Sueli. Foi ela quem me ensinou a fazer a receita de hoje e ela quem me iniciou na arte de cozinhar, hãm hãm(limpando a garganta, rs) o que por um bom tempo não me valeu de nada, já que eu não consegui assimilar. Nas receitas doces até que eu mandava bem, era relativamente fácil, uma xícara disso, 3 colheres de sopa daquilo, tirava de letra! Agora nas receitas salgadas... Jesus, que negação!!! Eu nunca, mas nunquinha mesmo, conseguia acertar o sal. Quando eu perguntava para o meu marido(ele sempre foi o "chef" aqui de casa) como ele sabia o tanto, ele dizia que era "sentimento". Ave Maria!!! Eu não tenho sentimento nenhum por sal, rsrs, então deve ser por isso que tenho essa voracidade pelos doces, rs, e também porque eu nunca consegui me livrar dessa formiga que habita em mim, rs. Feito as minhas justificativas, rsrsrs, vamos a receita de hoje. 

                                                                   Mil bjux bjux



Torta Pão de Ló

rende 6 porções 
a partir do cruzeiro 
1 tolerado por porção



Massa:

3 ovos (claras e gemas separadas) 
6 envelopes de adoçante(usei sucralose) 
3 colheres de sopa de amido de milho(ainda vou testar com Pis ou fibra de soja, amanhã vou tentar achar)
 1 colher de sopa(rasa) de fermento em pó 

Recheio: 

 1 pacote de pudim diet sabor baunilha
 2 xícaras de leite desnatado
 gotas de essência de baunilha(para reforçar o sabor, opcional) 

Preparo: 

 Bata as claras em neve, adicione o adoçante, as gemas(uma de cada vez) e bata bem para que não fique com "aquele" odor desagradável. Desligue a batedeira e, misture levemente o amido peneirado com o fermento. Coloque em uma assadeira grande(n°2 - 35x24x4) forrada com papel manteiga e untada levemente. Asse em forno quente durante 25 minutos( o meu tempo foi cravado, de vez em quando acontece isso, rs). 

 Dicas: 

 Se você for neurótica como eu, que sente cheiro de ovo até no perfume do marido, rs, coloque umas gotas de essência de limão na massa. A quantidade de margarina que usei para untar foi mínima, e ela fica grudada no papel.





A massa solta com muita facilidade





Enquanto sua massa estiver assando, prepare o recheio conforme instruções de embalagem e se quiser coloque algumas gotinhas de essência de baunilha.




Corte sua massa em 3 partes de tamanhos iguais(se for fazer 3 camadas). Faça isso com delicadeza porque a massa é fina. 




Você pode molhar a massa com leite líquido ou guaraná diet como eu prefiro. Recheie com o pudim(ou outro recheio a sua escolha, iogurte grego, dutellinha ou pudim em outro sabor, geléia de chuchu no sabor que preferir...) deixando uma parte para a cobertura e na hora de servir polvilhe com cacau em pó ou canela de acordo com o seu gosto.




Aguarde que esfrie por completo e sirva. Espero que gostem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário