sábado, 9 de novembro de 2013

Pavê Caipira





Como muitas(os) de vocês, eu também já estou pensando nas delicias para as festas de fim de ano, e por outro lado, não estou pensando em nenhuma estratégia para evitar de "enfiar o pé na jaca", rs. A única certeza que tenho, é que enfiarei o pé na abóbora, rs, e essa sobremesa com cara de "gordice" é perfeita para isso, rs!  O creme de queijo que vem dar uma suavizada no sabor bem doce da compota de abóbora, tornando-a uma sobremesa ideal e que pode ser compartilhada com a família toda. Esse doce, também foi útil para eu colocar os biscoitos Dr Dukan em uma receita, coisa que eu planejava há tempos, e que só fui realizar já no último pacotinho, por isso, não reparem na pouca quantidade utilizada na montagem das taças, eu tive um bom motivo para ser econômica, rs.






Pavê Caipira

Fase Cruzeiro/PL
Porções: a seu critério


Compota de Abóbora

400 g de abóbora descascadas e cortada em pedaços pequenos
cravo( a gosto)
quanto baste de adoçante de forno e fogão(para mim 3 colheres de sopa foram suficientes)

Coloque a abóbora numa panela, cubra com água(não precisa de muito), adoce a seu gosto, coloque o cravo e cozinhe até que amoleça. Sem desligar o fogo, amasse a abóbora com um garfo, misture, e deixe secar em fogo baixo. Reserve.
Obs: Eu exagerei na água, e tive que retirar um pouco, foi com esse caldo que molhei os biscoitos.


Creme de Queijo

1 envelope de gelatina em pó sem sabor 
1 copo pequeno de requeijão cremoso zero ou light(se for a versão light, eu prefiro os que tem menor teor em sódio, além de menor teor em gorduras totais) 
150 gramas de ricota(o peso não precisa ser exato, eu cortei uma ricota ao meio e usei)
Leite líquido desnatado(o suficiente para ajudar a bater e tornar o creme homogêneo/ a receita original leva creme de leite, que você pode usar dentro do limite tolerado) 
adoçante a gosto(uso sucralose) 

 Polvilhe a gelatina na quantidade de água recomendada na embalagem e deixe descansar por 3 minutos para hidratar. Leve ao fogo baixo para dissolver(sem ferver), ou ao microondas por 15 segundos. Bata no liquidificador com o requeijão, a ricota picada, o leite líquido desnatado(inicie com pouco e coloque mais se necessário), e o adoçante. Bata bem até formar um creme homogêneo e espesso. Em taças individuais, ou em um refratário, faça camadas alternando os biscoitos, camada de creme de queijo, e o doce de abóbora. Finalize com coco ralado(a depender da fase da dieta), decore com cravos e leve a geladeira por algumas horas antes de servir.

Nota: Na primeira vez que eu fiz essa sobremesa, eu usei uma sobra de ricota que estava na geladeira e não ficou bom. A ricota estava passada e o creme ficou meio amargo. Na segunda vez, eu não tinha ricota e usei o creme de ricota light que já vem pronto e deu super certo, mas como eu tinha que tirar a "cisma" da ricota, dessa vez comprei uma peça nova e ficou muito bom. Pode fazer biscoitos com farelo para montar as camadas, ou faça sem os biscoitos, como eu disse, eu tinha que usar os meus biscoitos "Dr Dukan" em uma receita, e gostei tanto, que já encomendei uma nova remessa para usar na sobremesa de Natal.











Bom demais gente!!!! Agora vamos enfiar o pé na abóbora, rs.


 
Visite a fan page do blog no Facebook :)
                                                                    + bjux bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário