sábado, 7 de setembro de 2013

Bolo de caneca sim... mas não um bolo qualquer.




"BOLO DE CANECA"


Mais cedo, eu publiquei a foto desse lindo bolinho no instagran, (@penhanovais) mas como eu ainda não domino as ferramentas do "bendito aplicativo", rs, eu não postei a receitinha.
A chamada da foto no "insta", é a mesma frase que dá o título ao post, ou seja, "bolo de caneca sim, mas não um bolo qualquer". Pela receita você vai descobrir o que tem de diferente nessa massa, mas antes que caiam de pau em cima de mim, kkkkkk, eu vou logo explicando que o segredo de tudo, é ler os rótulos, as tabelas nutricionais dos produtos e PRINCIPALMENTE, fazer comparações e equivalências. Sobre os produtos da receita, eu ainda tenho a dizer, que nunca usei o cream cheese, mesmo a versão light sem ficar com um pouquinho de culpa, mas ele é uma das opções, embora mais gorda(entre outras) para você substituir o ingrediente "diferente" dessa receita. 
Bom... chega de suspense e vamos aos fatos, :=)

Ingredientes do bolo de caneca(o bolinho puro já é tudo):

1 ovo pequeno(sempre sempre sempre sem a película da gema)
4 CS rasas de adoçante culinário(ou ao seu gosto)
2 CS de leite líquido desnatado
1 CS de maionese zero colesterol(olha aqui o causador do bafáfá, rsrs)
2 cc(chá) de cacau em pó - tolerado(usei 2 pra ficar bem escurinho, pode usar 1 só também)
3 CS de farelo de aveia
1 CS de fibra de soja(ando apaixonada por ela)
1 cc (café) de fermento em pó

Mode de Preparo:

Em uma tigela, disponha o ovo, o adoçante, o leite, a maionese, o cacau em pó e misture com uma colher ou batedor manual. Adicione o farelo de aveia e a fibra de soja e mexa até homogeneizar. Coloque o fermento em pó e misture delicadamente. Transfira para uma caneca de porcelana com capacidade para 300 ml e leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima ou até assar(no meu micro foram 3 minutos cravados). Retire do forno, aguarde esfriar um pouco e ele está pronto para ser recheado e coberto como você quiser. ;)

Eu fiz assim:


Depois de esfriar um pouco retirei o bolo da caneca. Primeiro fiz o corte na tampa, depois com auxilio de uma faca fiz um buraco no centro do bolinho. 
Eu fiz um recheio de pudim de baunilha que misturei com a polpa esfarelada do bolo(o miolinho que foi retirado), e outro recheio de pudim de coco com uma colher de coco seco ralado(da fase 3 de Dukan).
Coloquei de volta a tampinha e levei para gelar. E... falta a cobertura, rs.



3 coisas que preciso te dizer:

- Não sou capaz de te dizer qual dos dois recheios gostei mais, rs
- Tinha 3 pares de olhos mirando meu bolinho, rs
- Eu estava fazendo uma cobertura básica com leite, amido, cacau e adoçante, mas no meio do caminho decidi eu sempre decidindo, rs  usá-la para fazer a sobremesa de amanhã, com aqueles pares de olhos em cima do meu bolo, eu previ que eles não durariam até o domingo,... e não me enganei, rsrsrsrsrs.

PS: Amanhã tem outra sobremesa delícia, mas na segunda feira vamos voltar para as sobremesas levinhas, tem visitinha do mês chegando, ;) ... e vocês sabem como é né? Tirem os chocolates da nossa frente, rsrsrsr.



                                                                               Mil bjux bjux
                                                                              Penha Novais
















Nenhum comentário:

Postar um comentário