segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mamma mia, che bella focaccia!!!



   Sim senhora, é uma bela focaccia!! É a...

                   "Focaccia dukaniana da Penha".







  • "Focaccia





  • Focaccia é uma massa de origem italiana, achatada e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumida tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto. Wikipédia"

    Então... na Itália a focaccia é desse jeito, aqui na minha mesa, é de outro, é do meu jeito dukaniano de viver, rs.
    Essa brincadeira começou a partir da primeira receita de pão Dukan que fiz, desde o início da dieta em 14 de agosto de 2012. Agora ela está mais saborosa, mais aprimorada. Com a liberação da fibra de soja na dieta, as receitas com farelo de aveia que sempre ficavam meio úmidas, agora ficam mais sequinhas e muito mais apropriadas ao meu paladar. Mas nessa receita, a fibra de soja não brilha sozinha, aqui também tem um tempero muito especial que eu comprei no horto de Vitória, numa loja pra lá de bacana. Outra coisa super tudo nessa receita é o tomate desidratado, que eu compro sem o molho, e eu mesma hidrato aqui em casa. Eu quase pirei sem esse tomate, mas naquela loja "super bacana" do horto também tem(vou fazer um jabá super gratuito para eles e vou deixar o site deles no final da postagem, eles também tem loja virtual e lá vocês podem comprar além do tomate desidratado que eu amo, a PIS, a fibra de soja, o tempero especial e muitos outros temperos deliciosos).
    Mas vamos a receita, que na verdade é a mais básica das básicas. Você vai usar:

    Ingredientes:


    5 CS de farelo de aveia
    1 CS (cheia) de fibra de soja(ou PIS)
    3 CS de farelo de trigo
    15 CS de leite em pó desnatado(pode dar certo com menos, mas eu SÓ faço assim, acho que é meu Toc, rs)
    1/2 copo de iogurte desnatado(eu uso o Paulista devido a consistência mais firme)
    3 ovos(sempre tiro a película das gemas)
    1 CS de fermento químico em pó
    1 CS de temperos secos para pizza(eu tenho aquele tempero especial que já compro pronto, mas você pode fazer o seu usando algumas especiarias desidratadas como, alho, cebola, orégano, alecrim, tomate desidratado picado, ou o que gostar)
    Gotas de essência de queijo ou manteiga(opcional)
    Pitada de sal
    Tomate desidratado e alecrim para dar o sabor(ou a seu gosto)

    Modo de preparar a massa(acenda o forno para aquece-lo):

    Comece batendo os ovos, o iogurte. Acrescente os outros ingredientes secos e misture bem(eu uso a batedeira).




    Coloque os temperos desidratados e envolva-os à massa. Agora misture o fermento e misture com delicadeza.
    Decore ao seu gosto, eu usei tomate desidratado, alecrim seco, e um pouco de queijo ralado light. Também joguei um cadim de sal grosso para fazer uma graça, rs, já que originalmente ela é feita assim.
     Despeje na forma de silicone de sua preferência.

    Leve para assar em forno pré aquecido, a temperatura de 180° por 50 minutos ou até dourar.


    Pronto! Sua focaccia de massa sequinha estará pronta para ser servida.



    PS: Eu costumo comer nas refeições para dar um "reforço", mas você também pode servi-la com antepastos, como na foto lá de cima. Devido a falta de gorduras, a massa fica bem sequinha, por isso é sempre bom servi-la com algo para acompanhar. A família toda vai gostar. ;)

                                                                            Mil bjux bjux
                                                                                                    Penha Novais



    A loja do Horto de Vitória é a Empório Temperos, o site deles  é:


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário