sábado, 14 de setembro de 2013

"Torta de Limão" (apta para dieta Dukan)



"TORTA DE LIMÃO"

Olá a todos(as)!

As vezes eu até tenho vontade de vir aqui no blog digitar a receita que quero postar e pronto, mas essa vontade logo passa, rs, e aí eu tenho que contar a minha histórinha. ;)
Toda dukaniana(o) logo descobre, que com essa dieta não passamos fome, podemos até "passar vontade", mas fome, jamais! Pois bem! Sábado passado, estava no salão fazendo a manicure com a minha amada amiga "Zezé", quando me entra uma senhora muito simpática vendendo nada mais, nada menos do que mini tortas de limão.
 Gezuis!!! Eu que nunca senti nem mesmo "vontades das gordices" em todo tempo de dieta, nessa hora "salivei", rs. Acabei comprando uma para o maridão que adoooraaaaaa torta de limão, e  a dona Mara, da "Delícia de Torta" que se deu bem, vendeu quase o estoque todo no salão. Jurei que faria uma torta INTEIRINHA para mim, rsrs. 
Já na terça feira, fuçando umas quinquilharias no depósito, me deparei com vários cadernos de receitas bem velhinhos, acho que eram receitas do tempo que eu fazia cursinhos de doces no SESI, e algumas, são de recortes de revistas antigas.
 Importante, que com algumas adaptações elas ficarão prontas para nossa mesa "Dukan". Claro que a primeira receita escolhida para ser testada foi... sem querer ser repetitiva...rs... nada mais nada menos do que a deliciosa e desejada "Torta de Limão". 

Rende 6 porções(ou mais)
1/2 tolerado em cada porção
Fase Cruzeiro/consolidação/estabilização

Ingredientes da massa:

270 g de ricota magra(amassada ou processada)
1 ovo
3 cc(chá) de PIS( a quantidade é tão pequena que acho que usar amido, ou fibra de soja não altera em nada, mas eu usei PIS)
2 cc(chá) de adoçante de forno e fogão(ou ao seu gosto)
1 cc(chá) de canela(dá um sabor incrível)
1 cc(chá) de fermento em pó
1 pitade de sal

Ingredientes do recheio:

3 Xícaras (240 ml) de leite líquido desnatado
1 CS de caldo de limão(se pode ser usado como tempero, creio que pela quantidade não será prejudicial, mas se não se sentir segura(o) use o aroma ao seu gosto)
4 cc(chá) de adoçante de forno e fogão(ou ao seu gosto)
2 gemas(que você deverá peneirar na hora de usar)
3 CS (sopa) de amido de milho(tolerado)
obs: eu coloquei raspas de limão no recheio

Ingredientes da cobertura:

2 claras em neve
4 envelopes de adoçante(usei assim porque o meu de forno acabou)
1 cc(chá) de caldo de limão(ou aroma/essência)
raspas de limão para enfeitar



Comece untando(ao modo "dukan") levemente uma forma de aro removível:


Ligue o forno  e deixe aquecendo a 180° enquanto você prepara a massa.


PREPARO DA MASSA:


Misture bem todos os ingredientes da massa. Com os dedos espalhe a massa no fundo e nas laterais da forma, deixando uns 2 cm de borda.


Fure várias vezes com um garfo(isso é fundamental):



Leve para assar em forno moderado(180°) por 35 minutos(meu forno) ou até que doure um pouco.
Enquanto assa faça o recheio.



Leve os ingredientes do recheio ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar.
Lembre de peneirar a gema e dissolver bem o amido

Quando a massa estiver assada, tire-a do forno, mas mantenha o forno aceso.
Espere que a massa esfrie e espalhe o recheio.


Vamos fazer a cobertura:


Bata as claras em neve, acrescente o adoçante e o caldo do limão, sempre batendo, até o ponto de merengue. (eu coloquei tudo de uma vez e bati. Deu certo! rs)
Espalhe sobre a torta, enfeite com raspas de limão e volte ao forno(aumente para 250°) por 15 minutos ou até dourar o suspiro. Pronto! 
Tudo bem explicadinho para você acertar de primeira, ;)

Dica: Você pode fazer mini tortas,
         Eu fiz uma pequena na forma de empada e o meu marido experimentou. Eu te garanto que se ele gostou você vai adooorraaaaaaaarr! rs Depois me conta.

                                                                            Bjux bjux
                                                                              Penha Novais





PS: Essa receita está no meu caderno velho da capa verde, acho que é do SESI, mas não tenho certeza, curioso que achei mais 3 versões, sendo uma de recorte de revista que vou testar depois e uma outra de maracujá que virá em seguida. +++ Bjux


Nenhum comentário:

Postar um comentário